Política

Primeira sessão ordinária de abril, parlamentares discutem infraestrutura de ruas e saúde

Primeira sessão ordinária de abril, parlamentares discutem infraestrutura de ruas e saúde

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores que aconteceu na noite da última segunda-feira (01), entraram em discussão 08 das 15 matérias dispostas na pauta. Foram retiradas da pauta, num acordo entre os legisladores, o requerimento para abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que averigua a regularidade na prestação de contas da Expoquer de 2018 e mais três matérias referentes ao funcionamento do novo terminal rodoviário.

Outros 03 projetos de lei do poder executivo entraram em cumprimento de pauta, mas não chegaram a ser discutidos nesta sessão. Segundo o presidente da casa, vereador professor Neriberto Erthal, algumas matérias ainda precisam ser revisadas pelas comissões antes de serem votadas.

Entre as matérias votadas, o vereador Marcos Amorim (PMDB) indicou ao poder executivo que fosse colocado lama asfáltica na Rua G15, no setor G. Segundo o argumento do vereador, essa manutenção é viável, já que há maquinários trabalhando neste sentido em outros lugares na cidade. Ele afirmou que ao aplicar a lama asfáltica, isso evita que haja um desgaste maior do asfalto e que isso é uma prevenção para não haver gasto maior com manutenção no futuro.

Neste sentido, também houve uma indicação do vereador Neiriberto Erthal (PSC), que indicou ao deputado Nininho (PSD), para que ele disponibilize material betuminoso para asfaltamento do Parque das Torres I e II. Quanto a isso ainda há um impasse, pois o setor é de responsabilidade da loteadora e enfrenta problemas na justiça. No entanto, o poder público se disponibilizou a realizar as obras de infraestrutura do local e aguarda resposta judicial que autorize a ação.

Uma indicação referente ao aumento da largura da Rua Tenente Portela foi aprovado pelos vereadores na sessão. De autoria do vereador Domingos Roberti (PR), a justificativa usada pelo parlamentar é que há uma cobrança para que haja mais organização no trânsito da rua, pois há um tráfego de muitos veículos e transforma-la em mão única pode prejudicar o comércio local, por isso ele apresenta essa alternativa.

Sobre saúde, foi discutida a demora do atendimento no hospital municipal e o vereador Valdenício dos Anjos (PSC) propôs em indicação, que fosse colocado monitores televisivos para informar pacientes sobre a ordem de chamada e outras informações sobre o atendimento. Outra indicação do vereador é referente a implantação de um posto policial no Distrito Coutinho União.

É possível acompanhar as matérias que foram aprovadas aqui.

A próxima sessão ficou marcada para o dia 15 de abril.