Geral

Grupo Renascer escolhe nova diretoria e se prepara junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para Conferência Municipal

Grupo Renascer escolhe nova diretoria e se prepara junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para Conferência Municipal

Na noite desta quarta-feira (27) durante o jantar mensal do grupo do Renascer, aconteceu a votação para a escolha da nova diretoria. Apesar de votados, os cargos devem ser definidos numa próxima reunião segundo o estatuto.

Neste ano, uma parceria entre o Grupo Renascer e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, está organizando uma conferência Municipal de Idosos que deve acontecer no dia 27 de março, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel dessas políticas publicas”.

Para a conferência, estão sendo realizadas as pré-conferências.  Segundo a assistente social adjunta, Iva Volp,  essa conferência permite que eles tragam as vivências e compartilhem as necessidades que a pessoa idosa de Querência tem encontrado.

As demandas levantadas e aprovadas na conferência municipal serão levadas até a conferência estadual, junto com os demais municípios do estado. Em seguida, elas disputarão vaga na conferência nacional.

 “As conferências existem apara a gente poder desenvolver políticas públicas voltadas para cada público. No caso aqui, a gente vai fazer dos idosos. Esse ano aqui em Querência vai ser a 1º Conferência Municipal do Idoso, já a nível nacional, nós teremos a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.” Explica Iva Volp.

Para realizar a conferência, foi necessário reativar o conselho do idoso, que existe desde 2001, mas estava parado. Volp, também explicou como funcionam as etapas do evento.

“Então primeiro a gente discutiu com os idosos aqui da cidade o primeiro e o segundo eixo, agora a gente vai discutir no P.A Brasil Novo, P.A.Pingos D’Água e o Distrito Coutinho União, esses locais já tem grupos já formados. Dia 22 nós faremos mais uma pré-conferência antes da Conferência Municipal.”

Dentro do tema maior existem os subtemas. Os eixos são:

  1. Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas publicas: Saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.
  2. Educação, assegurando direitos e emancipação humana.
  3. Enfrentando violação dos direitos humanos da pessoa idosa
  4. Os conselhos de direito: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das politicas publicas.

A conferência acontece no dia 27 de março, às 19h na Assistência Social de Querência.