Economia

Energia solar é acessível, gera economia, serve para todos os tamanhos de obras e Querência pode usufruir de todas essas vantagens

Energia solar é acessível, gera economia, serve para todos os tamanhos de obras e Querência pode usufruir de todas essas vantagens

Não é de hoje que o consumidor reclama do preço cobrado pelas concessionárias de energia. Como alternativa ao modo de consumir energia elétrica, surge o uso da energia solar fotovoltaica. Que apesar do nome complicado, é uma tecnologia acessível para construções comerciais e para construções residenciais.

A produção de energia elétrica a partir da energia do sol é uma tecnologia sustentável que gera economia no consumo de energia. Isso é possível através de placas solares (ou módulos fotovoltaicos) que são instaladas no telhado ou no chão do imóvel que captam a energia solar e transformam em energia de corrente contínua. Essa energia é enviada ao inversor, que também é instalado no imóvel, e é transformada em energia de corrente alternada, que é a energia de consumo.

O engenheiro de energia, Marcio Galon de Andrade, explica que é possível implantar a tecnologia em qualquer padrão de consumo, do residencial de pequeno porte ao comercial de grande porte. De acordo com o consumo de energia é definido a quantidade de placa solar colocada.

A principal vantagem da tecnologia é o barateamento no consumo de energia que vem da concessionaria. Isso acontece porque quando há maior produção de energia solar (quanto mais sol, mais energia é produzida) e essa energia não é consumida imediatamente, a energia excedente é injetada na rede distribuição de energia elétrica.

“Por exemplo, ao meio dia está produzindo muita energia [porque é um horário com o sol mais forte] e não está sendo utilizada toda aquela energia. A energia é injetada na rede da Energisa. A noite que não tem sol é como se pegasse de volta aquela energia que foi jogada para rede,” explica Andrade.

O relógio convencional que mede o consumo de energia é substituído por um relógio novo, esse relógio registra a quantidade de energia que foi injetada na rede da concessionária de energia e a quantidade consumida da rede. Pelo fato das placas gerarem mais energia do que o necessário para consumo, é como se o consumidor ficasse com energia de crédito com a concessionária e assim, não precisasse pagar pelo consumo da rede no momento em que não há geração de energia (período da noite).

Os proprietários podem cadastrar mais de uma residência para receber “desconto” da concessionária de energia após a instalação. Isso porque, a concessionária usa a energia que é injetada na rede, ou seja, ela também usufrui da produção de energia.

A quantidade de placas solares usadas em uma obra varia de acordo com o tamanho e a obra precisa ser avaliada por um profissional de engenharia para garantir a segurança, pois cada painel pesa em torno de 20Kg. O valor varia de acordo com a quantidade de painéis e o tamanho da obra.

O tempo para conclusão da obra depende do tamanho do sistema, para um projeto de uma casa, por exemplo, a obra em si leva até dois dias. A parte mais demorada é a burocrática que exige um tempo de avaliação e tomada de conhecimento por parte da concessionária de energia.

 

Energia solar em Querência

Em Querência a Elnix Energy, trabalha com essa tecnologia. É uma empresa nova no município, porém, está fechando parcerias com profissionais locais para ter uma visão da necessidade real da comunidade querenciana. A empresa acredita que gerar sua própria energia com a implantação de um sistema solar na sua casa ou empresa, pode, além de reduzir os custos, trazer sustentabilidade e um futuro melhor para todos.

Ela possui filiais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e está iniciando suas atividades no Mato Grosso pela cidade de Querência, entretanto, já conta com parcerias em outras regiões do estado.

"Qualidade para a Elnix é item primordial, por isso cuida de cada detalhe, desde o projeto elétrico até a ligação do sistema na concessionária", diz Márcio Galon De Andrade, que além de Engenheiro de Energia, é responsável pela operação na região. 

Durante a 13ª EXPOQUER, a equipe Elnix estará presente com um estande próximo aos camarotes para apresentar mais detalhes sobre os serviços e produtos oferecidos pela empresa e os projetos instalados. No evento, serão distribuídos descontos especiais para quem passar no estande.