Viagens

Com novas regras, trilhas do Parque Estadual Serra Azul são reabertas ao público em MT

Com novas regras, trilhas do Parque Estadual Serra Azul são reabertas ao público em MT

As trilhas do Parque Estadual Serra Azul foram reabertas à visitação do público, em caráter experimental. O parque, que fica em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, estava fechado desde 2014, após um incêndio que devastou 70% da vegetação local.

A reabertura foi decidida por meio de um Conselho Consultivo, entretanto, foram estabelecidas novas regras de funcionamento. A visitação ocorre de terça-feira a domingo. A segunda-feira é reservada à manutenção do parque.

O número de visitantes também foi limitado. Serão permitidos 30 ciclistas por dia e carros só poderão entrar quando estiverem transportando idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Ainda assim, serão permitidos 10 automóveis por dia.

Está autorizado o acesso de ônibus dentro do parque. Porém, apenas três ônibus, com 40 passageiros serão permitidos. No caso das vans, poderão adentrar o local três veículos com 25 visitantes, por dia.

Tanto ônibus quanto vans precisam estar ocupadas com, pelo menos, 70% da capacidade de passageiros para caracterizar transporte coletivo e assim, obter autorização para entrar no local.

Também é preciso estar atento aos horários de permanência no parque. Não será permitida a presença de visitantes após o entardecer.

 

Trilhas

De bioma cerrado, o Parque Estadual da Serra Azul possui a trilha das Cachoeiras com percurso estimado de 2,35 Km. O turista tem a opção de seguir na trilha contracorrente do Córrego Voadora ou na direção normal do fluxo da água.

Aos que desejarem subir, a entrada será via Clube da Usina e via Pé da Serra.

Caso se opte por descer, o visitante terá como ponto de partida a Unidade de Fiscalização e Monitoramento 2, antiga Chácara da Prefeitura, na porteira antes do Córrego Voadeira.

 

Incêndios

No local já foram registrados vários incêndios de grandes proporções. No ano passado, o fogo destruiu cerca de cinco mil metros quadrados de área dentro da reserva.