Saúde

Agência Transfusional de sangue é inaugurada Querência

Agência Transfusional de sangue é inaugurada Querência

Na manhã desta quinta-feira (02), foi inaugurada a Agência Transfusional de Querência, que fica localizada em frente ao Hospital Municipal, na Rua Lucas Görgen, nº 82, setor A. O órgão garantirá mais agilidade em casos de pacientes que necessitem de atendimento hemoterápico.

A secretária de saúde, Lubiane Boher, explica que a partir de agora pacientes que precisarem de transfusão de sangue no município, a equipe terá condições de disponibilizar com mais agilidade. Antes, era necessário coletar uma amostra do sangue do paciente, enviar à Água Boa para fazer todos os testes transfusionais.

Agora esses testes podem ser feitos na Agência Transfusional do próprio município, com um tempo menor. Segundo a secretária, esse procedimento levava cerca de 06 horas, agora pode levar cerca de 40 minutos.

“É uma realização profissional como pessoal da gestão, a gente se empenhou em trazer essa unidade para o município,” afirma Boher.

Porém ela também salienta a necessidade de diferenciar uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), que realiza um trabalho mais amplo dessa coleta e transfusão, enquanto uma Agência Trasnfusional funciona como uma segurança para o município.

A Agência foi aberta com apoio da Secretaria de Saúde do Estado, através da Hemorrede, cuja coordenadora, Silvana Kruger, prestigiou a inauguração do órgão aqui em Querência.

Krunger conta que, recebeu em 2017 vereadores da cidade de Querência com esse pedido de uma Agência Transfusional para a cidade.

“A partir dali, começamos a trabalhar efetivamente nesse projeto, junto com a secretária Lubiane, que nos visitou várias vezes na aprovação da planta da estrutura física,” conta.

Ela também explica que para abrir a agência em Querência, foi necessário apoio federal, estadual e municipal.

“O SUS, ele é feito tripartite, esses equipamentos foram conseguidos com recursos federais. Fizemos o repasse, o município complementou nos equipamentos que nós não pudemos atender a tempo e fizemos toda qualificação da equipe técnica. Desde o médico, o responsável técnico, a enfermeira, quem faz a parte laboratorial. Eles passaram por um estagio na nossa Unidade em Água Boa,” finaliza.

Em 2017, os vereadores foram até Água Boa, procurar informações para receber no município o banco de coleta sangue, segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Querência, Neiriberto Ehertal.

“Então foi nos passado a oportunidade de nós termos aqui uma Agência Transfusional pela quantidade de doadores que nós tínhamos e a quantidade de cirurgias no hospital municipal,” ele conta.

A articulação para implantar o órgão aqui no município também teve a participação de uma grande equipe técnica. O prefeito de Querência, Fernando Görgen, fez essa observação em entrevista.

“É muito importante para Querência e para região. Sangue salva vidas. Eu acho que nós temos uma boa equipe médica, faz muitas cirurgias. Como o Dr. Gary colocou, mais de mil cirurgias para provar que nós precisamos de sangue sim.”

Para ele, essa agência dignificará ainda mais o trabalho da saúde no município, que já possui uma equipe de cirurgia eficiente, em palavras do prefeito, agora ela vai salvar mais vidas.

Outra colocação feita pelo por Fernando Görgen, na inauguração da Agência Transfusional, é que o limite de orçamento para gastos com a saúde está atingindo seu limite, embora, na ocasião não tenha passado dados dos gastos.

 “Essa melhoria traz consigo mais gastos, porém é para salvar vidas, então é investimento,” ele afirma.