NOTÍCIA - Agronegócio

12 de fevereiro de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Produtores de Santa Catarina aumentam a renda com turismo rural

Comida farta da roça e o contato com a natureza atraem os moradores da cidade e reforçam o ganho dos agricultores.
Produtores de Santa Catarina aumentam a renda com turismo rural

Mesmo no verão, a neblina deixa algumas cidades do Vale do Itajaí, no leste de Santa Catarina, com cara de inverno europeu. No município de Presidente Nereu, com quase 2.500 habitantes, a família Knneis tem um sítio que recebe cerca de 30 visitantes todos os meses.

A família começou servindo o almoço em 2007. O negócio deu tão certo que em pouco tempo eles perceberam que receber turistas poderia ser mais lucrativo que a plantação de fumo, então investiram no turismo rural.

"Eles vinham almoçar e era muito ruim eles voltarem para as casas no mesmo dia. E aí os visitantes logo foram exigindo 'ah, por que vocês não fazer uma pousada? Por que vocês não abrem um negócio diferente?'", conta o agricultor Cleiton Kniess.

A plantação de fumo ficou para trás e deu lugar a cinco quartos na pousada e dois chalés. Na propriedade dos Kniess, além de comer muito bem, o hóspede passeia a cavalo, recolhe ovo direto do galinheiro e participa do dia a dia do agricultor.

Em outra propriedade, os donos largaram a vida que tinham na cidade para investir no turismo rural. Hoje eles vivem só disso e precisaram até contratar dois funcionários. O Gilmar acompanha os hóspedes na rotina diária.

"Para mim é tão fácil tirar o leite, recolher ovo, tratar as galinhas e tem que gente que chega e não sabe como fazer. E a gente vai mostrando, vai ensinando. Eu sou um professor e não sabia que era", diz Gilmar de Souza, agricultor.

A renda da família cresceu 80% desde que eles decidiram mostrar o campo para os turistas da cidade.

Produtores de Santa Catarina aumentam a renda com turismo rural
Fonte: Querência em Foco com Globo Rural.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.